quinta-feira, 23 de julho de 2015

Papinhas

A introdução alimentar é uma fase complicada, por isso não se assuste se logo de início seu bebê rejeitar os alimentos, é normal. É tudo novo para ele e ele terá de se acostumar à consistência, ao sabor e até à colher.
Inicie apenas com pequenas quantidades do alimento (entre 1 a 2 colheres de chá e aumentando a quantidade gradualmente) e coloque na ponta da colher.
O ideal é existir um intervalo de 3 a 6 dias, entre a introdução de dois novos alimentos, para que o bebé aprenda o sabor de cada alimento e para que se possam despistar possíveis reações alérgicas.
A fruta é habitualmente introduzida entre o 4º e 5º mês. As primeiras frutas a oferecer são: maçã, pêra, banana e papaia. Deverão escolher peças de fruta doces e maduras, tendo cuidado de evitar as mais ácidas. Frutas como a laranja, tangerina, clementina, limão, kiwi, maracujá, morangos, framboesa, amoras, groselha não devem ser oferecidas ao bebê antes do 9º mês devido ao seu potencial alérgico. No caso de haver história familiar de alergias, a introdução destas frutas deve ser feita após os 12 meses de idade.

Lembrando que: cada criança tem um organismo diferente, assim como, cada uma delas aceita os alimentos de um jeito. Por isso, em todo caso, consulte um pediatra.

Respondendo as perguntas: 

"@mãepobre: A minha duvida é quando posso começar a oferecer papinhas com o maracujá"

Os especialistas recomendam acrescentar o maracujá na dieta do bebê, a partir do 9° mês. Isso porque a fruta tem um alto potencial alérgico. Se houver casos de alergias na família, a introdução da fruta deve ser adiada para o 12° mês. Consulte o pediatra.


"@marilealf: Minha dúvida é sobre como congelar e descongelar"

Como congelar:

Logo após preparar a papinha, esta deverá passar por um processo de resfriamento antes de ser congelada. Mergulhe a panela em uma bacia maior com gelo e água. Vá mexendo a papinha até esfriar e chegar à temperatura ambiente. Com esse choque térmico a papinha estará pronta para ser congelada. De forma alguma, a papinha poderá entrar em contato com essa água do resfriamento.
Depois de resfriada, coloque a papinha em pequenos recipientes com tampas, em porções individuais, aquelas normalmente consumidas pelo bebê. Esses potes deverão ser de vidro ou plástico previamente esterilizados por 5 minutos em água fervente. É importante que as papinhas sejam congeladas em porções individuais, uma vez que, ao serem retiradas do congelador, não poderão ser congeladas novamente.

Etiquete os potinhos com as seguintes informações:
- Ingredientes da papinha
- Data da preparação
- Validade

Validade das papinhas na geladeira:
Papinha de frutas – 6 meses
Papinha de legumes – 6 meses
Papinha de carne, frango ou peixe com legumes – 1 a 2 meses

Como descongelar:
A papinha sempre deverá ser descongelada na geladeira, nunca em temperatura ambiente, pois oferece um risco maior de contaminação. O ideal é que se retire a papinha do congelador na noite anterior e deixe na geladeira durante o período da noite. É necessária, em média, 12 horas para o descongelamento total da papinha. No dia seguinte, um pouco antes de servir, esquente em banho-maria e sirva.

Não congelar:
Tomate, batata, pepino, rabanete, salsão, verdura de folha (alface, agrião, rúcula), ovo com casca, iogurte, creme de leite, queijos cremosos e macarrão sem molho, banana, pera, melancia, goiaba, uva, laranja, limão.


Espero ter retirado as duvidas.

Fontes:
Naila Soares
Rede Mães de Minas
Cuidar Criança


Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário