Andador, andajar, cadeirinha, carrinho, primeiros passos...
Seja lá por qual nome você conheça, esse "brinquedo" esta causando o maior bafafá.
Estudos britânicos mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.
A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente.
A maior parte dos atendimentos nos pronto-socorros é de crianças que se acidentaram com os andadores. Ou seja, andador além de não estimular o seu filho a andar ainda é sinônimo de perigo. Afinal de contas, se ele quiser pegar algo fora do alcance, além de estar preso pode cair ao tentar fazê-lo.
Existem pais e educadores que não veem problemas no uso deste acessório, mas de acordo com fisioterapeutas e pediatras, o uso do andador pode ser um grande inimigo da saúde e do bem estar do seu filho. O andador não vai fazer o seu filho andar mais rápido. Por mais ansiosa que você esteja pelo fato dele dar os primeiros passos, isso será uma coisa natural; cada criança tem o seu ritmo e há uma idade certa para ele começar a andar.
Se você planejou ter seu filho, sabia que teria trabalho. Se você não planejou, certamente também optou por amá-lo e protegê-lo. São poucos meses que ele precisa para aprender a andar sozinho, tenha paciência, incentive-o e se dedique a ajudar o desenvolvimento dele. É melhor GANHAR esse tempo junto do seu filho do que PERDER tempo no hospital e com preocupações que você pode ter com as sequelas dos acidentes para o resto da vida.
Tudo isso pode parecer muito exagerado, mas buscar informação hoje em dia é fácil. Procure no Google pelos acidentes com andadores e você vai se surpreender.
Fontes:
Baby Center
Big Mãe
Mãe de Guri
Nenhum comentário:
Postar um comentário