terça-feira, 20 de outubro de 2015

Gestação mês a mês - 8º mês

O oitavo mês de gestação é o começo da reta final. O cansaço já começa a dominar e a barriga começa a pesar. Mas tenha paciência! Você está quase lá.
O bebê já está grande para se mexer demais, porém, ainda consegue chutar e girar. Algo muito gostoso e que faz a barriga dar muitas voltas. Você vai poder perceber isso na parede do seu abdômen, a forma de um cotovelo ou um calcanhar pode surgir a qualquer momento.
Os pulmões dele podem ou não estar maduros, isso varia muito de feto para feto. Se ele nascer antes da semana 37, o bebê será considerado prematuro. Depois desse período já é normal o parto. Contudo, não se preocupe muito, pois as chances de sobreviver ainda são grandes, principalmente, se você for dar a luz em um hospital com recursos. Geralmente, o feto mede 45 cm e pesa 2.500 kg no oitavo mês de gestação.
Sintomas do oitavo mês de gestação

É comum sentir muitas contrações nesse período. O colostro, líquido que alimentará seu bebê até que saia o leite, se ainda não apareceu, começa a surgir. Se ele não surgir até uns dias antes do parto, fique tranquila, pois o leite sai mesmo quando o neném começa a sugar. Quanto mais ele sugar, mais leite irá sair.
Dormir será uma tortura boa. Seu bebê pode se mexer muito a noite. Encontrar uma posição para se deitar também é complicado. O jeito vai ser colocar vários travesseiros ou almofadas ao seu redor para conseguir ter uma noite de sono tranquila. Você também pode sentir dificuldade para respirar, já que o bebê ocupa parte do lugar onde estão os pulmões.
Parte do espaço onde fica seu estômago também está sendo ocupado pelo pequeninho que está na sua barriga. Por isso, coma 5 ou 6 vezes ao dia em menor quantidade. Lembre-se de manter a calma, para não apressar o parto. Seu filho vai chegar no tempo dele, mas, em caso de dúvida, procure seu médico. Não arrisque.

Texto retirado do site Gestação Bebê 

Nenhum comentário:

Postar um comentário