Você chegou na reta final e nesse período é muito comum o sentimento de ansiedade. Vale lembrar que no nono mês seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, apenas aguardando o momento do parto.
Agora, é só esperar para ver a carinha do seu filhote. Ele pode nascer a qualquer momento das quatro semanas nos nove meses.
Entre a semana 36 e 40, você está no nono mês de gestação. O ideal é que o bebê nasça depois da semana 38, mas se nascer antes tem grandes chances de sobreviver.
Confira os principais sintomas dessa etapa e como está o desenvolvimento do seu bebê.
Sintomas aos 9 meses de gravidez
O bebê está bastante grande e, por isso, pressionará todos os seus órgãos. Isso pode causar em você falta de apetite, mas não fique sem comer. Faça refeições menores, com maior frequência. A falta de ar também é um sintoma comum desse período. Porém, se a falta de ar for consequência de uma gripe é necessário avisar ao seu médico.
Se essa for a sua primeira gravidez, o bebê pode encaixar a qualquer momento. Se isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Já para andar, a dificuldade será ainda maior. A descrição que as mulheres dão é que a sensação é de que o bebê vai despencar a qualquer momento. As grávidas que só conseguem sentar de perna aberta, provavelmente, já estão com o bebê encaixado.
Nessa fase o bebê vai engolir o lanugo e o verniz, junto com outras secreções do líquido amniótico, e elas ficarão armazenadas no intestino dele, para formar o primeiro cocô, que será uma substância escura, quase preta, chamada de mecônio. Os órgãos já estão todos funcionando, talvez só os pulmões faltem amadurecer um pouco, mas até o parto tudo estará funcionando a todo vapor.