segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Gestação mês a mês - 9º mês

Você chegou na reta final e nesse período é muito comum o sentimento de ansiedade. Vale lembrar que no nono mês seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, apenas aguardando o momento do parto.
Agora, é só esperar para ver a carinha do seu filhote. Ele pode nascer a qualquer momento das quatro semanas nos nove meses.
Entre a semana 36 e 40, você está no nono mês de gestação. O ideal é que o bebê nasça depois da semana 38, mas se nascer antes tem grandes chances de sobreviver.
Confira os principais sintomas dessa etapa e como está o desenvolvimento do seu bebê.
Sintomas aos 9 meses de gravidez
O bebê está bastante grande e, por isso, pressionará todos os seus órgãos. Isso pode causar em você falta de apetite, mas não fique sem comer. Faça refeições menores, com maior frequência.  A falta de ar também é um sintoma comum desse período. Porém, se a falta de ar for consequência de uma gripe é necessário avisar ao seu médico.
Se essa for a sua primeira gravidez, o bebê pode encaixar a qualquer momento. Se isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Já para andar, a dificuldade será ainda maior. A descrição que as mulheres dão é que a sensação é de que o bebê vai despencar a qualquer momento. As grávidas que só conseguem sentar de perna aberta, provavelmente, já estão com o bebê encaixado.
Já para as mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só desce poucas horas antes do parto. Ao contrário do que acontece nas novelas e filmes, onde o trabalho e parto é sempre fácil de distinguir – quando na primeira contração a grávida já fala, decidida: “chegou a hora”; ou então a bolsa estoura no meio de uma sala lotada, causando quase uma inundação –  não é isso o que acontece.
Na vida real é bem diferente, a bolsa só se rompe em menos de 15 por cento das gestações, e, quando isso acontece, a cabeça do bebê tende a funcionar como uma rolha na abertura do útero, que vai impedir a passagem do líquido. Se você se deitar, porém, vai notar a saída dele. As contrações também são difíceis de identificar para as mães de primeira viagem, mas quando você sentir uma dor e a barriga ficar dura, muito dura mesmo, é a contração.
Desenvolvimento do bebê no nono mês de gestação
Nessa fase o bebê vai engolir o lanugo e o verniz, junto com outras secreções do líquido amniótico, e elas ficarão armazenadas no intestino dele, para formar o primeiro cocô, que será uma substância escura, quase preta, chamada de mecônio. Os órgãos já estão todos funcionando, talvez só os pulmões faltem amadurecer um pouco, mas até o parto tudo estará funcionando a todo vapor.
Se você está curiosa para ver a cor do olho dele, temos uma novidade. Grande parte dos bebês nasce com os olhos azuis escuros, mas a cor verdadeira só será definida meses depois. A cor que você verá logo depois do parto vai durar pouco – a exposição à luz muda imediatamente a cor dos olhos do bebê. Os bebês negros e asiáticos terão olhos acinzentados, que assumirão o tom preto ou castanho escuro depois dos primeiros seis meses de vida, ou até depois do primeiro aniversário.

Texto retirado do site Gestação Bebê 


Andador, usar ou não?

Andador, andajar, cadeirinha, carrinho, primeiros passos...
Seja lá por qual nome você conheça, esse "brinquedo" esta causando o maior bafafá.

Estudos britânicos mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir. 

A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. 
A maior parte dos atendimentos nos pronto-socorros é de crianças que se acidentaram com os andadores. Ou seja, andador além de não estimular o seu filho a andar ainda é sinônimo de perigo. Afinal de contas, se ele quiser pegar algo fora do alcance, além de estar preso pode cair ao tentar fazê-lo.


Existem pais e educadores que não veem problemas no uso deste acessório, mas de acordo com fisioterapeutas e pediatras, o uso do andador pode ser um grande inimigo da saúde e do bem estar do seu filho. O andador não vai fazer o seu filho andar mais rápido. Por mais ansiosa que você esteja pelo fato dele dar os primeiros passos, isso será uma coisa natural; cada criança tem o seu ritmo e há uma idade certa para ele começar a andar.
Se você planejou ter seu filho, sabia que teria trabalho. Se você não planejou, certamente também optou por amá-lo e protegê-lo. São poucos meses que ele precisa para aprender a andar sozinho, tenha paciência, incentive-o e se dedique a ajudar o desenvolvimento dele. É melhor GANHAR esse tempo junto do seu filho do que PERDER tempo no hospital e com preocupações que você pode ter com as sequelas dos acidentes para o resto da vida.

Tudo isso pode parecer muito exagerado, mas buscar informação hoje em dia é fácil. Procure no Google pelos acidentes com andadores e você vai se surpreender.


Fontes:
Baby Center
Big Mãe
Mãe de Guri