terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Terrible Two

Terrible Two existe, não é só birra, não é besteira, não é brincadeira!

Eu sempre achei que isso fosse mentira, e que as crianças que agiam de forma birrenta, tinham pais impacientes e/ou que não se importavam com o comportamento dos filhos. Mas, não é bem assim...

Leia atentamente, e veja o que é, quais os "sintomas" e o que podemos fazer.

Calma, mamãe. Seu filho não está doente, ele não está chorando de dor, não está se jogando no chão só por birra, você não está fazendo tudo errado. Talvez seu filho esteja entrando no Terrible Two (terríveis dois anos), a famosa adolescência dos bebês, que normalmente ocorre entre 1 ano e meio e 3 anos, podendo variar ou pouco. 
Aqui em casa, a Maria está completando hoje 1 ano e 2 meses, e já está apresentando características dessa terrível fase.
Bom, "Terrible Two" pode se resumir em: OPOSIÇÃO. Sim, a criança se opõe a toda e qualquer solicitação dos pais. Outras atitudes são: berrar, bater, se debater, jogar coisas no chão, espernear, dizer "não" pra tudo. 

A criança que até então era obediente, calma e paciente, simplesmente se transforma, e o pior, quanto mais público, melhor. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem em torno da criança, mais ela irá contrariar os pais.

Por que isso acontece? Simplesmente porque a criança começa a ter "independência" e passa a se enxergar como um indivíduo, até então o bebê se entendia como uma extensão da mamãe e seguia exatamente os passos dos pais. Desde a barriga até seu primeiro aninho, o bebê se sente como parte da mãe, e a "separação" acontece no Terrible Two.

Isso não te lembra algo? Sua adolescência, talvez? Você não sentia raiva de tudo, vontade de gritar, chorar, e contrariava a todos? Acontece o mesmo com nossos bebês. E o que podemos fazer?

NÃO DÊ ATENÇÃO. 
Não vai adiantar nada brigar, gritar e bater. Quanto maior a atenção, maior o show.
Espere que ele se acalme, coloque sua raiva pra fora, e então ele voltará ao normal, só então dê atenção, sempre com muita serenidade, procure se abaixar e ficar do tamanho dele, assim você estará demonstrando que você e ele estão no mesmo nível. Nunca se curve para brigar, isso passa superioridade e medo, e não respeito, que é o que buscamos. Explique com calma que ele não precisa se comportar daquela maneira, que você o ama, e que ele pode pedir sem fazer escândalo.
Abrace, sentir-se acolhido é fundamental.
Nunca ignore quando ele tentar falar ou mostrar algo a você, demonstre interesse.

Muitas vezes as atitudes deles irão te levar a exaustão, mas lembre-se: Gritar e bater só vai piorar e prolongar a situação, tente manter a calma e agir com o coração.

Espero ter ajudado, estou na luta para manter a calma e agir com amor, mesmo sendo muito complicado eu sempre penso: "Vai passar" e então tudo se ajeita. 

Beijinhos e até o próximo post 💗💗💗💗

E se você ainda não nos segue, aproveita e começa agora.
Basta clicar no botão "seguir" que fica na parte esquerda superior da sua tela. Siga-nos pelo instagram também @mellissablina .